Segundo nutriente mais demandado pela planta: Potássio
Fertilizantes

Segundo nutriente mais demandado pela planta: Potássio

O potássio é o segundo nutriente mais demandado pela planta, tendo como principal papel, a função estrutural, sendo um dos principais componentes da parede celular das plantas e dos frutos, sendo fator de regulação osmótica, tratando-se de um dos protagonistas no funcionamento estomático, por promover os balanços de soluto que ocasionam a inflação ou esvaziamento das células guardas, resultando na abertura ou fechamento dos estômatos. Esse nutriente tem papel chave também no principal processo da planta, a fotossíntese, sendo um dos nutrientes que ditam o funcionamento da rubisco, principal enzima envolvida no processo e outras 60 enzimas também envolvidas em todos os processos metabólicos da planta.

Todos sabemos que para alcançarmos altos patamares produtivos, dependemos de 3 principais pilares: Manejo, Nutrição e Sanidade. Acreditamos que nos últimos anos as técnicas de manejo e os avanços das moléculas de herbicidas, inseticidas e fungicidas, nos proporcionam tranquilidade quando pensamos em manejo e sanidade.
Porém quando pensamos no pilar da nutrição, ainda encontramos diferentes percalços, como a falta de calagem, a qual diminui a quantidade de sítios de troca das partículas do solo, (CTC), pelo fato das mesmas estarem ocupadas com H+ e Al+3, íons que ocasionam a acidez e a toxidade, respectivamente. Com esse conjunto de falta de calagem e presença de íons tóxicos, nutrientes de carga positivas tem sua ação atenuada, sendo um desses cátions o Potássio (K).

Na deficiência de potássio no solo ocorre o acamamento das plantas. O processo começa atingindo as folhas mais velhas, seguida por necrose nas margens das folhas. Quando a necrose chega na nervura da folha, a mesma se curva para baixo, resultando, finalmente, na queda prematura das folhas. Como resultado final a falta de potássio, a floração atrasa e o tamanho dos frutos reduzem.