Nitrogênio: conheça as principais funções desse macronutriente
Fertilizantes

Nitrogênio: conheça as principais funções desse macronutriente

O nitrogênio é um dos macronutrientes primários (NPK). Dentre suas principais benefícios estão: crescimento das plantas por estimular a taxa fotossintética, nutrir a mitocôndria e fornecer matéria prima para os aminoácidos, fornecer coloração verde-escura das folhas por estimular a atividade da clorofila, além disso, atua diretamente na fotossíntese e é parte constituinte da clorofila, vitaminas, carboidratos e proteínas.

O nitrogênio (N) está entre os 5 nutrientes mais demandados pelas plantas. Porém, é um nutriente que no complexo do solo está majoritariamente presente na matéria orgânica, e essa fração presente no solo não da conta de suprir a demanda total da planta, necessitando assim, de complementação mineral para não deixar a planta sofrer com o déficit desse nutriente primordial. Uma leve deficiência de N causará restrição no crescimento da planta, deficiências moderadas causam mudanças na cor das folhas para o verde claro ou amarelado. Nos casos de falta severa pode-se notar a necrose (morte do tecido). Quando conseguimos detectar a clorose nas plantas (resultado da deficiência de N) o nosso potencial produtivo já foi danificado, então é preferível trabalharmos com aplicações mais antecipadas, sem que a planta chegue ao ponto de nos mostrar que está sofrendo necessidade desse nutriente essencial.

Contamos em nosso portfólio com todos os produtos que são necessários para que os malefícios da falta de nitrogênio não atinjam a sua lavoura!

Contamos com Uréia branca e protegida, contamos também com diferentes formulações que contém um dupla muito interessante, que é o Nitrogênio + Enxofre!
Contamos com o Sulfato de Amônio, o 40-00-00 + 5S e com o 33-00-00 + 12S.

Reconhece um desses sintomas em seus cultivos? Entre em contato com um de nossos representantes através de nosso site.