Fósforo: saiba mais sobre esse macronutriente
Fertilizantes

Fósforo: saiba mais sobre esse macronutriente

O fósforo (P) é mais um dos macronutrientes. Diferente do Nitrogênio (N), o fósforo não é encontrado livre na natureza, apenas na forma de fosfatos. A natureza não fornece o macronutriente em questão, de formas combinadas, suficientes para suprir a necessidade da planta.

Dos macronutrientes primários – NPK -, o fósforo é assimilado pela planta em menores quantidades que o outros dois, contudo, sua disponibilidade no solo é indispensável para o crescimento e produção vegetal.

 O fósforo participa do pronto desenvolvimento das raízes, formação de sementes e qualidade das verduras, grãos e frutas. Por colaborar com diversos processos vitais das plantas, é necessário que haja suprimento apropriado de fósforo desde o desenvolvimento da planta, principalmente nos cultivos de ciclo curto. As perdas de fósforo no solo estão, em sua maioria, ligadas a erosão, em virtude da imobilidade do nutriente, que faz com que geralmente seja encontrado nas camadas mais superficiais do solo.

Os principais sintomas de deficiência de fósforo nas plantas são: atraso no florescimento e número reduzidos de frutos e sementes. Além disso, as plantas apresentam diminuição na área e no número de folhas. Na falta de P, as plantam concentram açúcar nos tecidos e, como consequência, desenvolvem pigmentos escuros que geram uma coloração mais escura das folhas.

 Acha que sua produção pode melhorar com otimização do fósforo? Entre em contato com a Ourofertil, temos o produto certo para sua necessidade.