Análise de Solo - conheça sua propriedade e atinja melhores resultados
Fertilizantes

Análise de Solo - conheça sua propriedade e atinja melhores resultados

Como compartilhado anteriormente, o princípio da boa produtividade é o equilíbrio. Segundo a Lei do Mínimo, o desenvolvimento da planta fica restrito quando há nutrientes em falta.

Sendo assim, a análise de solo significa um conjunto de numerosos processos químicos que indicam a presença e disponibilidade de nutrientes em um espaço determinado, como, por exemplo, a sua propriedade.

A análise de solo é a única ferramenta disponível para identificar, antes do plantio, o potencial que o campo tem para fornecer os nutrientes demandados pela planta.

Entende-se que existem três tipos de análise de solo: a química completa, química básica e a análise física. A análise completa se refere a todos os nutrientes, tanto macro quanto micro, e é indicado para quando não há informação alguma sobre a terra, para alterações no sistema produtivo ou quando um problema nutricional na safra acontece e não é identificado. A análise básica é o indicado para o produtor que já possui informações sobre a terra e deseja apenas uma atualização, é indicado a periodicidade anual. Por fim, a análise física ilustra a porcentagem de argila e areia de cada parte da área analisada. 

Para realização da coleta de amostragem sugere-se o trado, instrumento em espiral. A coleta deve ocorrer em áreas aleatórias, evitando sulcos de erosão, linhas de plantio, áreas próximas a mata e estradas. A amostragem pode ser coletada em qualquer época do ano, desde que antes do início do revolvimento do solo. O profissional responsável pela análise é um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo.

Se você está buscando aumento na sua produtividade, indicamos iniciar através da análise de solo. Com o auxílio profissional você garante uma boa análise e todos os benefícios de conhecer sua terra, sendo eles: fertilidade mais acertada, de acordo com as demandas da sua propriedade. Além disso, a análise é uma prática sustentável, já que evita a contaminação do solo por excesso de nutrientes. 

Você já realiza análise de solo? Conte conosco para encontrar os produtos certos para sua propriedade.